

Acerca de
PERGUNTAS FREQUENTES
O criatório está localizado na zona urbana de Viamão, região de Porto Alegre, RS.
Enviamos ovos e aves, ovos são enviados via Sedex, e as aves por agendamento com antecedência e somente por transporte aéreo, com retirada do aeroporto no setor de cargas vivas.
Para compra de ovos precisamos da quantidade de ovos de cada raça do interesse pela compra e endereço completo para o cálculo do sedex; Para aves, precisamos do endereço do aeroporto mais próximo da localidade na qual se encontra o comprador e que receba carga da Tam, as raças das aves para verificação da disponibilidade.
Depósito em conta bancária, PIX, boleto, cartões de crédito e débito, Mercado Pago e Pag Seguro.
Garantimos a entrega por tratar-se de um trabalho sério e idôneo, verificado pelas informações contidas em nosso site. Qualidade, no caso das aves são todas vacinadas, com as vacinas referentes a cada idade e com o atestado assinado pelo veterinário responsável pela granja. Já no caso dos ovos garantimos a qualidade de nossa embalagem e o curto prazo de postura destes ovos, já que os ovos têm que chegar o mais novo possível ao destino.
Para ovos colhidos na sua granja até 10 dias, já para ovos enviados assim que chegar deve ir para incubação.
Não podemos, seguimos as normas que o MAPA (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o órgão que fiscaliza o criatório, nos obrigam a controlar a entrada de pessoas no matrizeiro. Todas as restrições que nos obrigam é para garantir a integridade das nossas aves.
Trabalhamos com uma margem em torno de 70% de fertilidade no criatório, porém devido a não acompanhar o transporte e nem a incubação não podemos dar garantia de taxa eclosão.
Sim, todas as aves que criamos são puras.
Falando em galinhas a incubação é bem simples o que difere de outras raças. A temperatura de 37,5 a 38 graus é uma variação tolerável, porém esta temperatura tem que ser monitorada no interior da chocadeira pois, pode sofrer variações do que se marca no termostato para a temperatura real. Já a umidade é um pouco mais complicada, a maioria das chocadeiras não oferece controle de umidade, devendo ser feito de acordo com a quantidade de água da chocadeira, umidade ideal deve ficar aproximada a 50% até 18 dias de incubação e acima de 60% após esta data até o dia da eclosão, e dependendo da região este número pode variar, pois, em locais mais úmidos a quantidade de espelho d’agua deve ser bem menor que em locais mais secos.
O que controla a umidade é o espelho d’agua e a temperatura da chocadeira, para aumentar, a maneira mais simples é aumentar a quantidade de água no fundo da chocadeira e para diminuir é só reduzir o espelho d’agua, lembrando que tão importante quanto a temperatura, é a umidade e a troca de gases no interior da chocadeira.
A chocadeira que existe no mercado tem na parte superior um ventilador que puxa o ar de fora para dentro da chocadeira e alguns furos nas laterais que sai este ar interno, por esses motivos os furos devem estar bem limpos e longe da parede e o ventilador funcionando normalmente.
Calendário de vacinação que trabalhamos no criatório. - 1 dia: Marek, Bouba Suave - 30 dia: Newcastle, Bronquite, Gumboro - 50 dias: Bouba Forte, koriza, Mycoplasma - 80 dias: Bronquite, Gumboro, Salmonela - 100 dias: Internult 6
Ração inicial até 45 dias, após ração de crescimento (engorda / fubá e milho), se for possível muito verde, só indicamos entrar com a ração de postura uns 15 dias depois que a frangas já iniciaram a postura.
Depende do mercado que quer atingir, se for de aves orgânicas ou caipiras aí o ideal é criar soltas que desse modo devem continuar com uma boa alimentação pois a ave é o que come, além da genética boa, a alimentação é um fator determinante .
Leghorn ou Hissex Brown.
Isso é difícil falar, a beleza está nos olhos de quem vê, cada uma com sua característica particular de beleza.
Cochinchinas e Brahmas.
Naturalmente os Combatentes, porém a criação tem muita influência no gênio da ave.
Se for confinado no mínimo de 2 metros de altura laterais, para circulação de ar, com tela e mureta em volta e cortinas para proteger contra o vento e chuva, ninhos se for para produção de ovos, comedouros e bebedouros. Se for extensiva (soltas) pode ser mais simples o abrigo, porém contendo com poleiros, comedouros, bebedouros e ninhos dentro do abrigo.
A chocadeira é a melhor opção, apesar de nunca ser igual à galinha choca, cujo resultado pode-se tirar 100% dos ovos férteis, a chocadeira tem várias vantagens, uma chocadeira bem regulada pode passar de 80% de eclosão em ovos férteis, “pois ovos inférteis não nascem na chocadeira e nem na melhor galinha do mundo”, a chocadeira é a maneira mais racional para se incubar ovos, porque, além de você poder controlar o melhor momento para incubação, não dependendo da galinha estar choca, você tem um controle muito maior com relação a o clima, pois o excesso de umidade ou a falta, pode ser muito prejudicial à incubação, quem nunca ouviu a história de que quando troveja muito os pintinhos morrem dentro do ovo?! Isso é verdade caracterizada pela alta umidade, pois se está trovejando está chovendo. Outra vantagem é a quantidade dos ovos, uma vez que 120 ovos para chocar necessárias 10 galinhas, contra uma chocadeira que gastará mais ou menos a mesma quantidade de uma lâmpada de 100w, gerando economia e possibilidade de fazer monitoramento sobre os ovos que você esta colocando para chocar, como por exemplo se a fertilidade das suas aves estão boas ou não.
A chocadeira boa é a que encontra-se regulada corretamente. Uma chocadeira é formada por quatro pontos fundamentais , a viragem dos ovos, temperatura com o mínimo de variação interna, umidade bem controlada e a troca de gases, como o embrião respira ele precisa de ar de boa qualidade dentro da chocadeira.
Pode sim, mais importante que o capital é o conhecimento e a dedicação.
Se forem aves grandes, até 3 por metro quadrado. Para miniatura, 6 por metro.
Eles devem permanecer em local seco e protegido de chuva e friagem, a temperatura ideal para os pintos é de 33 graus na primeira semana podendo baixar para 30 graus até 15 dias e até 30 dias manter em 27 graus. A alimentação deve ser de boa qualidade e se tiver como manter as aves em piso vasado para que elas não tenham contato com as fezes o resultado vai ser ótimo, pois umas das principais enfermidades dos pintos é a coccidiose que é transmitido pelas fezes ou locais contaminados. A “coccidiose aviária é uma enfermidade causada por um protozoário do gênero eimeria, que parasita as células intestinais destes animais. É considerada uma das doenças mais importantes na avicultura industrial, pois causa diarréia e enterite, resultando em uma diminuição da absorção de nutrientes.”
Depende da época do ano e da raça, mas na grande maioria das raças de 5 à 7 meses.
De Julho a Dezembro, é a estação da primavera, período em que as aves estão no auge da fertilidade.
A reprodução industrial é baseada do Cornish, Plymout, Gigante Negro, New Hampshire, Rhodes Island Red (ovos), Orpington, Sussex, Leghorn (ovos), Wyandotte e para o gosto do Brasileiro pode colocar o Malaio e o Shamo.
Se comparar com a Europa, Japão ou Estados Unidos estamos ainda na fase embrionária, mas com o advento da internet o mercado está crescendo a passos largos, ainda mais que o brasileiro tem sua origem no campo e o canto do galo remete um pouco a volta ao passado, as origens. Se compararmos a galinha a qualquer outro animal de estimação ela ganha de goleada, pois além de ser muito tranquila , fazem bem menos barulho que um cachorro por exemplo, convive bem com outros animais, é muito limpa e protege o quintal contra ervas daninhas, insetos e animais pesonhentos. O gasto é minimo, tem uma vida relativamente longa, e ainda produz ovos para o consumo do seu proprietários. Com duas galinhas você pode produzir ovos para uma família de 4 pessoas. Com todas estas vantagens não dá para pensar em outra coisa, se não termos um mercado gigantesco pela frente!
Retire da caixa, coloque em cartelas de ovos com a ponta fina virada para baixo, verifique se não tem nenhum trincado, deixe nesta posição por duas horas em seguida pode levar para incubação.
Carijó Gigante, Orpington, New Hampshire, Label Rouge e o Wyandotte.

